Notícia, 5 aspectos de uma boa gestão financeira

Postado Qui, 15 de Junho de 2017, 14:57:00

5 aspectos de uma boa gestão financeira

O número de empreendimentos cresce a cada dia que passa. Com esse alto número de empresas, o que difere uma da outra é o modo com que são administradas e a qualidade da gestão financeira. Mas, quais fatores indicam uma boa gestão?

Essa é uma pergunta que milhares de empreendedores se fazem quase diariamente. Não existe uma resposta exata para isso, mas alguns pontos podem fazer a diferença para definir se a gestão de uma empresa é eficiente ou não. 

O fato é que muita coisa pode definir a qualidade da gestão, como um bom planejamento, por exemplo. Confira os 5 pontos que definem a eficiência de uma gestão financeira:

Disciplina
A falta de comprometimento pode ser um erro fatal para qualquer empresa, especialmente no setor de gestão financeira. Isso contribui para que as planilhas comecem a ficar desatualizadas, orçamentos e contas esquecidas. 

Um aspecto positivo é a disciplina para a gestão financeira de qualquer empresa. Destinar um tempo para planejar e analisar é algo saudável, que precisa tornar-se um hábito.

Planejamento
Um dos segredos para uma gestão financeira de sucesso é o planejamento certeiro dos objetivos de uma empresa. Isso mesmo, esse passo é crucial para definir os objetivos, metas e onde uma organização pretende chegar.

O planejamento estratégico, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser realizado apenas no início de cada ano, mas sim periodicamente. Isso garante que uma empresa mantenha o foco e analise os passos para chegar aos seus objetivos.

Atenção aos números
Um dos segredos para a gestão eficiente de uma empresa é a capacidade de analisar os dados do setor financeiro frequentemente. Uma dica de ouro é realizar um orçamento anual e conferir como a empresa se comporta mês a mês.

Isso permite que qualquer erro da empresa possa ser corrigido a tempo, antes que se torne uma bomba nas finanças. Esse é um fator importante de prevenção e de impulsionamento de resultados. 

Tecnologia
Empresas que desejam crescer e ter destaque em seu setor investem em tecnologia, esse é um fato comprovado por muitos empreendedores. Destinar alguns recursos para isso otimiza o trabalho e ajuda a impulsionar os resultados positivos de um negócio.

Existem muitos softwares que podem ajudar você manter o financeiro em dia. Controlar contas a pagar e receber, prazos a cumprir, questões legais como notas fiscais, tudo centralizado de forma prática e sem dor de cabeça.

Atualização
A experiência é um fator importante para qualquer gestor ser um profissional melhor, porém, a busca por conhecimento deve ser constante. A clareza dos conceitos pode basear as decisões que um administrador precisa encarar diariamente. 

Obter conhecimento pode ser difícil para alguns empreendedores. Apesar disso, existem blogs que mantém gestores atualizados com dicas e informações valiosas, como o do DUOBR.

Como você viu, uma boa gestão depende de uma série de fatores, especialmente do quanto a equipe se aplica a administração do negócio. Não existe uma fórmula mágica, mas os pontos que mostramos nesse post podem ser úteis. 

Além disso, a tecnologia cumpre papel fundamental na gestão financeira. Conheça agora mesmo quais os motivos para usar a tecnologia em seu negócio.

Comentar

0 Comentário(s)