Notícia, 5 benefícios da emissão de nota fiscal eletrônica

Postado Qua, 23 de Outubro de 2019, 14:09:00

5 benefícios da emissão de nota fiscal eletrônica


Realizar a emissão de nota fiscal eletrônica é uma obrigatoriedade no país. Ela foi instituída por meio do Ajuste SINIEF 7/2005 para as empresas que pagam Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI) ou Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS).

Além de ser uma exigência legal, emitir a nota fiscal em meio eletrônico promove muitos benefícios ao empreendedor, como ter um controle melhor sobre os produtos, serviços e facilidade para armazenar os documentos.

Quer saber mais sobre as vantagens da versão digital? Explicamos a seguir!

1. Agilidade na emissão de notas fiscais

Já imaginou ter que gerar 300 notas manuais em um dia? Além de ser um processo muito trabalhoso, isso toma tempo dos profissionais que atuam na área. Em contrapartida, a emissão eletrônica da nota fiscal dá agilidade ao processo e evita rasuras no documento.

Outro fator a ser considerado é o benefício para o cliente, que não precisa aguardar na fila para receber a nota fiscal. Basta solicitar um e-mail e encaminhá-lo automaticamente para o responsável

2. Controle das operações

Com a correria do dia a dia não é raro um colaborador se esquecer de emitir uma nota fiscal. E aí, como fica o controle sobre as vendas? A versão digital facilita esse acompanhamento, pois as informações são integradas e agrupadas no dashboard do sistema.

Dessa maneira, é possível comparar o faturamento com a emissão de notas fiscais. E o melhor: fica muito mais fácil de repassar essas informações para o contador da empresa.

3. Pagamento correto de impostos

Ter erros em notas fiscais pode gerar multas para a empresa no futuro. Por isso, utilizar um sistema para emissão de nota fiscal eletrônica torna-se uma vantagem para o negócio, uma vez que minimiza as falhas no preenchimento e no cálculo de impostos.
Afinal, a inserção de datas ou valores inadequados pode ser considerado crime de sonegação fiscal e isso compromete o caixa e a imagem da empresa diante do mercado.

4. Organização dos documentos

Para muitos empresários e contadores este pode ser o maior benefício do uso de notas fiscais eletrônicas. As informações podem ser armazenadas na nuvem, o que reduz o espaço físico necessário na empresa e também dá mais segurança para os dados. Logo, os documentos ficam armazenados em um local de fácil acesso e com mais organização.

5. Economia

A adoção do sistema eletrônico para emissão de notas gera economia em médio e longo prazo para a empresa. Isso porque há uma redução no uso de papel e tinta de impressora.

A centralização de notas das filiais em um ambiente ainda ajuda a diminuir os custos com a contratação de funcionários e todos os encargos trabalhistas. Para complementar, é uma prática que contribui para a preservação do meio ambiente.

Portanto, ao optar pela emissão de nota fiscal eletrônica você consegue cumprir com a legislação vigente e ainda ter benefícios como a redução de custos e ganho de produtividade da equipe.

Gostou deste artigo e quer saber mais? Confira o nosso post com dicas para aumentar a rentabilidade do negócio!

 



 

Comentar

0 Comentário(s)