Notícia, 8 Formas de fazer com que os representantes de vendas adotem um CRM

Postado Qui, 23 de Agosto de 2018, 08:44:00

8 Formas de fazer com que os representantes de vendas adotem um CRM

Embora os sistemas de CRM permitam visualizar os negócios e o ciclo de vida do cliente, os representantes de venda frequentemente os consideram obstáculos ao tempo ativo de venda. Isso faz com que a adoção de CRM seja uma experiência semelhante à extração de um dente. 

Mas isso não precisa ser assim. Com as estratégias certas, os gerentes de venda podem motivar seus representantes a adotar a tecnologia integralmente e de maneira rápida. Por isto neste artigo, vamos conhecer algumas formas para fazer com que os representantes de vendas, adotem um CRM.

1. Torne o CRM útil aos representantes.

O maior desafio ao implantar o software de CRM para a equipe de vendas é fazer com que os representantes vejam o que estão ganhando com isso.  Às vezes, as empresas distribuem esse tipo de solução para beneficiar principalmente a equipe de administração, para que eles tenham um melhor acesso às informações. Mas, se você quer que o pessoal de venda forneça o tipo de informação que você procura, é necessário dizer porque isso é importante para eles.Por isso, antes de distribuir a tecnologia, pense: o que os representantes de venda ganham com isso? Destaque benefícios específicos aos representantes, como melhor análise e economia de tempo, e enfatize isso durante o treinamento.

2. Configure o sistema de acordo com seu processo de vendas.

Embora os sistemas de CRM sejam úteis para os representantes de vendas, eles não são usados apenas por vendedores; eles também são valiosos aos departamentos de marketing e financeiro. Porém, como os representantes de venda são as pessoas que fornecerão os dados brutos, o CRM deve ser configurado de forma que reflita seu processo de venda e não como outros departamentos funcionam. Certifique-se de que o projeto inicial do sistema de CRM está alinhado com o processo estabelecido da equipe de venda, ou você correrá o risco e que eles o ignorem completamente.

3. Permita acesso móvel.

Os representantes de venda estão constantemente em movimento: trabalhando a partir do escritório dos clientes, aeroportos, cafés e de qualquer lugar com uma conexão confiável à Internet. Por isso, implantar um CRM que faça com que eles usem seus PCs sempre que for necessário acessar o sistema ou inserir dados é a receita para um desastre. A conveniência é um impulsionador extremamente eficaz para a adoção.

4. Envolva-se desde o inicio.

Frequentemente, as empresas distribuem novos sistemas com o mínimo de treinamento para o usuário final e virtualmente sem nenhum marketing interno. Porém, causar uma expectativa e buscar apoio antes de um lançamento trazem benefícios concretos no que se refere à adoção. Além disso, envolver as pessoas mais cedo permite que elas forneçam feedback que pode aumentar o potencial de uma utilização total do sistema. "Deixe eles dizerem como gostariam que isso funcionasse".

5.Use dados para construir o caso.

Todos sabem que não faltam dados de CRM na Internet que podem reforçar seu caso de sistema de CRM para seus representantes. Encontre algumas estatísticas que mostrem as vantagens de implantar e usar sistemas de CRM, com métricas que impressionarão os representantes. 

6. Não sobrecarregue os representantes.

Os sistemas empresariais frequentemente têm muitas alertas e avisos e implantar tudo de uma vez pode causar uma sobrecarga sensorial. Escolha alguns recursos que são absolutamente cruciais aos seus vendedores e distribua-os primeiro. À medida que os representantes se sentirem à vontade com o sistema, será possível lançar novos recursos, pouco a pouco, e aprofundar sua adoção.

7. Forneça um incentivo.

Grande parte da motivação de venda gira em torno de concursos e incentivos. Por que não usar essas táticas para estimular a adoção do CRM? Conceda bônus para quem inserir as informações. Os primeiros meses são a parte mais difícil de qualquer implantação de nova tecnologia. Assim que os usuários acostumarem com o sistema, ele ficará integrado à sua rotina diária.

8. Integre o CRM com outras ferramentas de vendas.

Nos anos recentes, assistimos a uma proliferação na quantidade de sistemas que os vendedores utilizam em seu trabalho: software de conferência web, ferramentas de prospecting, plataforma de mídias sociais, etc. Mas os gerentes de venda podem estimular a adoção do CRM procurando maneiras de juntar todas essas ferramentas, minimizando a entrada dupla de dados, ou a possibilidade de dados imprecisos ou desatualizados entre os sistemas.

 

Escrito por Rodrigo Souto.

 

 

 

 

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