Notícia, Cobrança e Redução de Inadimplência

Postado Qui, 29 de Março de 2018, 10:42:00

Cobrança e Redução de Inadimplência

Na estrutura de uma empresa é comum encontrarmos setores que apesar de ter funções distintas, trabalham de forma interligada.  Podemos citar como exemplo os setores comercial e cobrança, pois não adianta todo um esforço em fechar uma venda, se os valores não serão recebidos. Destacamos a seguir alguns pontos importantes que devem ser considerados quando o assunto é cobrança de inadimplentes.

A inadimplência hoje está presente em todos os segmentos e muitos gestores já estão cientes dos diversos motivos que podem ocasiona-la. Alguns clientes não quitam sua dívida mesmo sabendo o valor em aberto, outros por sua vez esquecem da dívida, muito comum quando trata-se de uma conta não recorrente. Ainda nos deparamos com os clientes que tiveram durante um período comercial algum imprevisto que tenha influenciado no pagamento de suas dívidas. Por isso o ideal é estabelecer técnicas para cobrança, lembrando que todos estão inadimplentes porem em circunstancias distintas.

Inicialmente é importante avaliar todas as opções de pagamento ofertadas por sua empresa, em muitos casos é preciso rever as possibilidades de pagamento que são ofertadas para reduzir o índice de inadimplentes.

Não deixe cair no esquecimento de seu cliente as faturas e boletos que o mesmo precisa lhe pagar. Entenda qual a forma de contato mais frequente ou prática com seu cliente e antecipe alguns avisos sobre as faturas ou vencimentos. Com a finalidade de auxiliar o mesmo a manter suas finanças em dia. Além disto é fundamental manter os dados cadastrais de seus clientes atualizados, facilitando a comunicação e garantindo que estes recebam os lembretes enviados.

Mantenha sempre seriedade e respeito na hora da cobrança, este serviço de cobrança pode ser executado por profissionais de sua empresa ou terceiros contratados para tal, por isto é fundamental que estejam devidamente orientados sobre como funcionam os processos e negociações da empresa, como dar sequência após o contato com o cliente e principalmente sobre a cordialidade, uma vez que o que está sendo resolvido é entre profissionais.

Ofereça vantagens, sempre há uma boa opção de negociação quando o assunto é dividas, redução dos juros e taxas, prazos programados entre muitos outros, oferecer vantagens em uma negociação flexível, além de aumentar as chances de sua empresa receber o valor, pode evitar transtornos legais e fazer com que o cliente entenda que o objetivo da negociação é seja benéfica para ambas as partes.

Outro fator contribuinte para redução da inadimplência e otimização do trabalho de cobrança é a utilização de uma ferramenta/sistema adequado, pois quando as informações estão registradas em um software, torna-se muito mais fácil entender valores prazos, e possibilidades de negociações, além de toda praticidade para emissão de relatórios e acompanhamento das contas a receber a todo momento.

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