Notícia, Como emitir uma NFS-e?

Postado Qui, 15 de Junho de 2017, 15:02:00

Como emitir uma NFS-e?

Quem tem empresa já sabe, existe uma pilha de documentos e obrigações todos os meses, não há como fugir disso. Uma das responsabilidades mais comuns é a emissão de notas fiscais, não apenas de produtos comercializados, mas também de serviços prestados. Porém, muitas vezes, existe uma dúvida muito comum: como emitir a famosa Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)?

Emitir esse tipo de nota fiscal é uma determinação para qualquer negócio, especialmente para quem presta serviços com regularidade. Essa pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem está começando agora com seu negócio, mas algumas dicas podem ajudar você com essa obrigação.

Existem algumas formas de emitir uma NFS-e, como softwares, sistemas e por meio da prefeitura da sua cidade. Acompanhe este post até o final e saiba como começar a emitir NFS-e para sua empresa de forma descomplicada.

Quais as formas de emitir uma NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviços eletrônica pode ser emitida por meio do software da prefeitura da sua cidade ou através de um sistema financeiro, mas antes disso, é preciso seguir alguns passos para que tudo esteja em dia. Confira algumas possibilidades para começar a emitir suas NFS-e:

Sistema da prefeitura
Para começo de conversa, o primeiro passo para emitir uma nota fiscal é fazer um credenciamento na prefeitura da sua cidade. Depois de se cadastrar, você receberá um certificado digital, que permite que você consiga emitir suas notas por meio de um sistema web, da prefeitura ou não.

Depois disso, você conseguirá acessar ao sistema, com seu usuário, senha e o seu certificado digital em seu computador. Isso garante maior mobilidade na geração de notas, com o processo todo por meio da internet, mas, na prática, nem tudo ocorre bem assim, não é mesmo?

O que acontece muitas vezes é que os sistemas das prefeituras, de maneira geral, mais dificultam do que facilitam a vida do empreendedor. Geralmente, as queixas mais comuns são o travamento do sistema e a dificuldade em se habituar em meio a uma usabilidade ruim.

Outros sistemas
Por outro lado, existem muitas alternativas às opções das prefeituras, como softwares e sistemas que rodam no navegador do seu computador. Esses sistemas são pensados exclusivamente para empresas, por isso, geralmente não possuem funções complicadas e a experiência do usuário não é prejudicada. Além disso, é muito fácil inserir o certificado

O que isso significa exatamente? Usar um sistema representa uma forma de usar a tecnologia para facilitar a sua vida, rotina e tornar a tarefa de emitir Notas Fiscais Eletrônicas menos burocráticas.

Como isso funciona?
Como você viu, o primeiro passo é procurar a prefeitura da sua cidade e se cadastrar no setor de notas fiscais. Depois disso, você pode selecionar a opção ideal para você, usar o software da prefeitura para emitir as suas NFS-e ou outra opção de sistema que ofereça mais facilidade para você e a sua equipe.

Existem muitas vantagens em usar um sistema financeiro para a sua empresa, entre elas a emissão de Notas Fiscais de Serviços eletrônica. 

Comentar

0 Comentário(s)