Notícia, Como motivar sua equipe de vendas e aumentar a produtividade.

Postado Sex, 09 de Fevereiro de 2018, 09:17:00

Como motivar sua equipe de vendas e aumentar a produtividade.

Para muitos gestores aumentar a produtividade e motivar sua equipe de vendas é um desafio constante, a busca diária pela melhor técnica de venda e melhores resultados. Mas afinal qual o segredo? Existe uma fórmula para um melhor desempenho comercial? Preparamos algumas dicas para lhe ajudar e motivar sua equipe.

Elabore um processo de vendas

É importante antes de montar uma equipe, montar um processo, um caminho que uma negociação deve percorrer antes de tornar-se efetivamente uma venda, com seu processo de vendas estabelecido torna-se mais fácil ensina-lo a sua equipe e orientar o que cada um fará dentro deste, aproveitando melhor as habilidades de cada profissional, de forma que cada um contribua com o desempenho de toda equipe.

Diferentes Perfis

Busque para sua equipe de vendas perfis profissionais diferentes, pois além de evitar a tradicional rivalidade entre os vendedores, perfis diferentes irão agregar diferentes ideais e conceitos e técnicas para vender, potencializando o trabalho conjunto e a força comercial, força esta que não pode ser ocultada por rivalidades no setor. Lembre-se quando o assunto é equipe de vendas, vale o ditado que nos diz “a união faz a força”.

Crie Padrões

Juntamente com sua equipe, desenvolva e estabeleça alguns padrões, que podem ajuda-los em algumas situações do cotidiano, orientações gerais aos clientes, procedimentos com reclamações que possam surgir, onde buscar informações, ou seja quem são as pessoas de referência dentro da empresa, materiais de apoio para venda, dentre outros. Essa padronização permite que os vendedores trabalhem com mais segurança a cada passo e de forma mais ágil, além de facilitar o acompanhamento por parte dos gestores, que poderão comparar as atividades realizadas com o que fora estabelecido.

Organize e não acumule tarefas

É de suma importância que cada vendedor mantenha uma agenda organizada, com tempo hábil para cada atividade, programando seus dias com antecedência, reservando horários para atender a cada cliente, equilibrando quantidade e qualidade. Afinal o acumulo, excesso de tarefas compromete o desempenho do vendedor, impõe pressão, promove o descontentamento com a função e desmotiva o mesmo.

Mantenha a produtividade

Além de uma agenda bem organizada é importante tomar cuidado com o precioso tempo despendido sem real necessidade. São poucos minutos, mas se somados ao final de uma jornada de trabalho, tornam-se horas que podem ter foco para outras atividades importantes e mais urgentes.

Vale filtrar no dia a dia, quais são os gargalos de sua agenda, podemos citar na maioria das vezes, as redes sociais que podem ser uma ótima forma de comunicação com os clientes, mas também uma distração desnecessária, um tempo gasto e não produtivo. Procure orientar sua equipe sobre essas questões para que utilizem cada recurso em momento apropriado, seguindo a programação feita nos dias anteriores e construindo um ambiente saudável para funções comerciais.

Reuniões e Resultados

Faz parte do trabalho do gestor de vendas, mensurar resultados periodicamente, tanto no coletivo como individual. Tão importante quanto mensurar é repassar o feedback, pois cada vendedor precisa entender sua importância dentro da empresa e de forma clara saber o que precisa ser melhorado em seu trabalho para que os objetivos da organização possam ser alcançados. As palavras do gestor e o modo como o mesmo conduz o feedback, devem evitar o constrangimento dos vendedores, bem como evitar desentendimento entre estes e promover a ideia de melhorias como oportunidades de amadurecimento profissional para cada um.

 

 

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