Notícia, Conheça 4 passos para engajar a equipe de vendas e vender mais e melhor

Postado Qua, 06 de Setembro de 2017, 15:29:00

Conheça 4 passos para engajar a equipe de vendas e vender mais e melhor

Vendedores motivados conseguem converter mais vendas, além de ajudarem no sucesso do negócio, mas como conseguir isso?

Um funcionário motivado é capaz de produzir até 50% a mais, o que significa que dois funcionários altamente engajados, na verdade, valem por três. Em uma equipe de vendas, essa motivação é especialmente importante, já que o contato direto com o público determina o sucesso da atuação dos vendedores e também da gestão.

Mais do que apenas exigir resultados, é fundamental oferecer as condições ideais para que os vendedores possam atingir os patamares desejados. Se eles não se engajarem, isso não vai ser possível.

Sendo assim, veja a seguir como engajar a equipe de vendas com mudanças realmente efetivas. Acompanhe!

Defina metas alcançáveis
As metas são parte importante de um processo de motivação e engajamento porque ajudam a definir a direção a ser seguida pela equipe. Porém, se elas forem fáceis demais podem gerar desmotivação, ao passo que metas muito difíceis e inalcançáveis levam à desmotivação também.

Por isso, é papel fundamental da gestão definir metas alcançáveis, com limite de tempo estabelecido e que sejam desafiadoras na medida certa.

Ao unir as metas do negócio às metas de carreira do colaborador, o resultado se torna ainda mais propício para a conversão de vendas.

Dê feedback corretamente
O feedback é uma ferramenta importante para que cada profissional entenda o que deve ser melhorado e também para que haja reconhecimento. Funcionários que recebem feedback da maneira correta são quase 50% mais produtivos e 30% mais engajados — tudo isso graças à motivação gerada.

Por isso, use essa ferramenta sabiamente. Se um vendedor estiver fazendo algo que poderia ser diferente, aponte o melhor caminho na forma de um feedback construtivo. Quando um vendedor bater metas ou atingir resultados diferenciados, use o feedback para garantir o reconhecimento.

Realize treinamentos
Quanto mais capacitada para vendas a equipe estiver, mais fácil será bater metas e conquistar novos e melhores resultados. Por si só isso gera a motivação, já que o aprendizado faz parte de um conceito de autorrealização.

Há estudos que mostram uma forte correlação entre motivação e treinamento, o que indica que é preciso agir de forma a garantir a aplicação da educação corporativa continuada. Isso permite que os vendedores, inclusive, explorem novas possibilidades na carreira, o que garante crescimento dentro da própria empresa e também mais engajamento da equipe.

Seja um bom líder
O papel da liderança é inspirar a equipe a agir de forma a obter resultados, o que gera a motivação desejada.

Sendo assim, é necessário, por exemplo, criar um canal de comunicação transparente para que os vendedores possam ficar satisfeitos com a liderança. Além disso, é fundamental saber ouvir, assim como assumir a responsabilidade por decisões e, eventualmente, correr riscos.

Ser empático é especialmente importante e garante que todos na equipe vejam a sua liderança de forma a gerar o engajamento. Estudos também mostraram que a relação entre esses dois fatores é significante o bastante para que a preocupação em ser um bom líder faça parte do processo de motivação.

Considerando que a motivação e o engajamento impactam positivamente o resultado de vendas, colocar em prática essas ações para a sua equipe é especialmente importante. De um modo geral, a empatia, a busca por um ambiente desafiador e a comunicação são pilares muito importantes para gerar uma equipe de vendas mais motivada.

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