Notícia, ERP e Estratégias de Marketing

Postado Ter, 29 de Maio de 2018, 10:58:00

ERP e Estratégias de Marketing

É cada dia mais comum quando falamos sobre ERPs que as pessoas pensem em utilizá-lo somente para a gestão financeira da uma empresa. No entanto, o setor de finanças é apenas um dos muitos que podem ser beneficiados com o uso desse tipo de software.

Áreas diversas da empresa, como o controle de estoque, as linhas de produção, o setor de compras, o setor de vendas, os recursos humanos e até mesmo os departamentos de comunicação e marketing digital, podem se beneficiar com os ERPs.

Tais sistemas podem ser úteis para aprimorar o relacionamento com os clientes e leads da empresa, gerando vendas  e até mesmo proporcionar mais insights para relatórios.

Proximidade com Leads

Com um ERP, as empresas podem ter organizadas todas as informações que dizem respeito aos seus clientes, o que facilita as estratégias de marketing que precisam ser realizadas.

Assim, é possível que o estrategista de marketing faça, por meio do ERP, uma segmentação da base de e-mails da empresa em categorias como sexo, idade, localização geográfica, profissão, grau de escolaridade, gostos pessoais etc. Desse modo, é possível enviar mensagens especiais nessas datas, de modo que a marca seja sempre lembrada. Da mesma forma, oferecer descontos em dias como esses pode ser uma boa estratégia para gerar vendas e conquistar leads.

Vendas

O uso de um ERP pode ser muito útil para que novas vendas sejam geradas em uma empresa. Isso se justifica pelo fato de os vendedores poderem acompanhar em tempo real as propostas e orçamentos. Outra ação interessante é poder observar o controle de estoque da empresa e criar promoções a partir dessas informações. Se você tiver um e commerce, por exemplo, e verificar que alguns itens têm muita saída, mas que outros ficam muito tempo parados no estoque, pode fazer uma promoção para queimar esses produtos e assim fazer o giro do caixa.

Resultados e Relatórios

Quem trabalha com marketing sabe da importância do acompanhamento de relatórios completos, com muitas métricas que podem servir para orientar na estruturação ou melhoria de estratégias.

Os ERPs podem auxiliar nesse sentido, uma vez que registram praticamente qualquer movimentação que ocorre na empresa, valores gastos nas mais diversas áreas, contas a receber e a serem pagas, mercadorias que estão disponíveis ou em falta no estoque, fluxo de caixa, entre outros dados podem ser obtidos nesse tipo de sistema.

Todos esses dados também podem ser muito úteis para que investimentos e ações sejam justificados, uma vez que muitos empresários só liberam verbas para o marketing e para a comunicação quando as propostas do setor são muito bem fundamentadas e com indicadores completos.

Associar um ERP com as ações de marketing digital pode ser uma das melhores práticas que já fez no seu negócio, pois você terá as decisões tomadas com muito mais embasamento, o que resultará em resultados mais positivos para a sua empresa.

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