Notícia, Fluxo de caixa: o que é, qual sua importância?

Postado Seg, 08 de Abril de 2019, 15:44:00

Fluxo de caixa: o que é, qual sua importância?

Manter as contas da empresa no azul é um grande desafio para qualquer gestor, principalmente se ele não monitora o fluxo de caixa. O instrumento auxilia no controle das contas do negócio e na compreensão sobre os custos e lucros da empresa.

Fazer esse acompanhamento é essencial para o empreendedor ter uma visão ampla sobre o seu negócio, evitando, assim, gastar mais do que tem condições de pagar. Que tal compreender esse conceito e a sua funcionalidade para a organização? Acompanhe!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o registro das entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Para que haja controle, é necessário identificar todas as movimentações, independentemente do valor.

Portanto, a organização precisa registrar as quantias pagas de aluguel, conta de luz e água, quitações de fornecedores, de clientes e as previsões para os meses seguintes. Também é importante verificar essas informações com frequência para fazer um diagnóstico sobre a saúde financeira do negócio.

Como fazer o controle?

Uma metodologia simples e bastante utilizada pelas pequenas empresas é a planilha de Excel. Quem sabe utilizar bem a ferramenta consegue criar diferentes fórmulas e organizações do documento para controlar o fluxo de caixa.

Contudo, se o negócio tem diferentes profissionais na área pode ser difícil conseguir registrar todas as informações. Outro fator importante a ser levado em consideração é que qualquer esquecimento no lançamento dos dados já compromete toda a informação. Portanto, o trabalho precisa ser feito por uma pessoa responsável e organizada. 

Sendo assim, muitas vezes torna-se mais viável utilizar uma plataforma online que já faz a integração e registro das informações de acordo com as operações realizadas. Isso facilita muito o controle financeiro e o acompanhamento dos dados sobre lucratividade ou prejuízo.

Independentemente do modelo escolhido, você precisa se lembrar de realizar os seguintes procedimentos:

Quais são as vantagens de fazer o fluxo de caixa?

O instrumento traz diferentes benefícios para as empresas, sejam elas micro ou grandes:

  • planejamento das finanças;

  • antecipação de decisões com base nos relatórios;

  • diagnóstico sobre a necessidade de reduzir ou não as despesas;

  • reunião de informações para identificar se é necessário promover ajuste de preços;

  • verificação sobre a possibilidade de criar promoções;

  • identificação sobre a existência de recursos para fazer investimentos na empresa;

  • avaliação sobre a necessidade de buscar o apoio de instituições financeiras para dar continuidade ao negócio.

Percebeu que a gestão do fluxo de caixa só trará benefícios para o seu negócio, não é mesmo? Então, o que acha de colocar essa ideia em prática? Depois, deixe o seu comentário aqui no nosso blog e compartilhe a sua experiência com nossos leitores.



 

Comentar

0 Comentário(s)