Notícia, O poder da indicação

Postado Ter, 14 de Agosto de 2018, 09:23:00

O poder da indicação

A famosa disputa por vendas e espaço de mercado, está cada dia mais acirrada, por esta razão empresas dos mais diversos segmentos tem investido em técnicas e ferramentas para alavancar suas vendas. Neste artigo vamos falar sobre uma estratégia tradicional e que oferece bons resultados, o programa de indicações de clientes.
A indicação de clientes é uma forma prática econômica e segura para se conquistar clientes, além de propagar a credibilidade de sua empresa. Tais indicações podem facilitar consideravelmente o caminho das vendas, pois quando um cliente é indicado para sua empresa, por alguém que o conhece, o mesmo tem a confiança de que foi indicado para uma empresa séria e que oferece serviços/produtos de qualidade, facilitando por sua vez os primeiros contatos e o recebimento de propostas. 
Agora que entendemos o benefício da indicação de um novo cliente, é preciso proporcionar que as indicações ocorram, através de quem já seu cliente, amigo ou mesmo conhece sua empresa. Para incentivar estas indicações é preciso atentar-se a alguns fatores, satisfação, atendimento e recompensas. É essencial a elaboração de um programa de indicações, onde possa obter todos os dados de quem são seus parceiros que lhe indicam, bem como estabelecer critérios para recompensa-los. 
Em geral os programas de indicações oferecem premiações, comissões ou mesmo descontos por fechamento de cliente indicado, tais recompensas podem ser decisivas no momento de indicar sua empresa ou não. Definir recompensas que façam sentido para a sua marca é uma boa pedida: você pode dar um desconto significativo em uma próxima compra, desconto na mensalidade caso trabalhe com recorrência ou algum brinde que faça sentido para o seu público alvo, é valido também conceder incentivo ao seu novo cliente. 

Fatores para elaboras seu programa de indicações. 

É fundamental que antes de divulgar aos cliente e amigos, seu programa de indicações, você defina alguns critérios que farão toda diferença, tais como:
•    Seu cliente será recompensado por todas as indicações ou por aquelas em que fechar o negócio?
•    Há um limite de indicações ou de bonificações?
•    Quando será entregue ou pago o incentivo?
•    O programa será exclusivo para os clientes ou será estendido para a comunidade? 

É igualmente importante definir quais serão os canais de coleta e de divulgação. Para coletar os dados das indicações, você precisa ter pelo menos:
•    Quem indicou
•    A pessoa ou empresa indicada
•    Dados de contato do indicado
•    Não se esqueça de monitorar o andamento de cada negociação e manter o seu cliente que fez as indicações inteirado de todo o processo.

Desta forma, além de oferecer um programa de indicações transparente e organizado, você terá total controle de seus novos clientes, negociações em andamento e recompensas já entregues devidamente. Pode ainda utilizar de ferramentas apropriadas a este controle. Conheça o DuoBR https://www.duobr.com.br e aproveite de cada recurso, feito especialmente para você conhecer seus parceiros e clientes. 

 

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