Notícia, Por que criar relatórios em CRM?

Postado Qui, 18 de Julho de 2019, 11:06:00

Por que criar relatórios em CRM?

O setor comercial de uma empresa depende da elaboração e análise de relatórios para avaliar como está o índice de vendas e quais estratégias precisam ser aperfeiçoadas. Mas, como resolver os principais gargalos se as informações não estiverem organizadas? É por este motivo que se recomenda criar relatórios em CRM (Customer Relationship Management).

Uma plataforma própria para o gerenciamento de clientes facilita a avaliação sobre a performance dos vendedores, bem como a análise sobre o estágio do funil que exige mais atenção da equipe. Quer saber por que trocar as planilhas de Excel por um sistema mais inteligente? Explicamos tudo isso a seguir!

Principais razões para criar relatórios em CRM
Você já imaginou quanto tempo os vendedores perdem mensalmente para organizar as informações em planilhas de Excel? A prática torna-se desgastante e improdutiva, uma vez que dificulta a análise de métricas de resultados e ainda dá margem para alguém se esquecer de incluir algum dado importante.

Por isso, torna-se mais vantajoso criar relatórios em CRM, pois essa ferramenta automatiza muitos processos e facilita a gestão das informações. Isso ainda deixa a rotina dos vendedores mais eficaz, uma vez que eles conseguem ter mais tempo para desenvolver ações estratégicas e participar de treinamentos na área.
Utilizar uma plataforma de CRM para elaborar os relatórios do setor comercial ainda evita muitos problemas como:

  • Falta de registro de informações relevantes;
  • Erros em cálculos de indicadores;
  • Perda de dados importantes para análise do negócio;
  • Ausência de controle sobre a rotina do vendedor.

Portanto, é possível perceber que a criação de relatórios em CRM facilita a rotina de gestores e vendedores, que passam a ter mais confiança nos dados compilados. O uso da ferramenta ainda garante:

  • Confiabilidade para as informações registradas;
  • Rapidez para criação de diferentes tipos de relatórios;
  • Facilidade para a leitura e análise de dados;
  • Acompanhamento das metas de cada profissional;
  • Identificação das informações relevantes para propiciar o aumento das vendas. 

Vantagens de criar relatórios em CRM
Além de proporcionar mais controle sobre a equipe de vendas, esse modelo de plataforma oferece muitos benefícios para a organização:

Compartilhamento de dados
Para a equipe comercial trabalhar alinhada é essencial que as informações sejam conhecidas por todos. Sendo assim, o uso de um CRM possibilita que os colaboradores conheçam os resultados de cada campanha e possam trabalhar em conjunto para melhorar a performance.

Segurança para as informações
Já imaginou o risco de manter todas as informações dos clientes em um computador? Caso o equipamento apresente problemas tudo poderá ser perdido em poucos minutos.

Em contrapartida, o uso de uma plataforma CRM em nuvem garante mais segurança aos dados porque a solução utiliza recursos de proteção. Sendo assim, apenas pessoas cadastradas terão acesso às informações e se algo acontecer com uma máquina os dados ainda estarão acessíveis por outro equipamento.

Monitoramento em tempo real
Muitos sistemas de CRM, como o  DuoBR, permitem o acompanhamento em tempo real das atividades desempenhadas pelos vendedores. Logo, você consegue tomar decisões mais ágeis para melhorar a performance e garantir o resultado esperado para o mês.

Enfim, já deu para perceber que a rotina fica muito mais simples quando você opta por criar relatórios em CRM, certo? Então, por que adiar uma decisão que pode comprometer a rentabilidade da empresa durante o ano?

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