Notícia, Qual é a relação entre CRM e marketing de relacionamento?

Postado Ter, 23 de Abril de 2019, 14:47:00

Qual é a relação entre CRM e marketing de relacionamento?

A sua equipe de vendas não apresenta uma boa performance e isso já está prejudicando as finanças do negócio. Será que o problema não está na ausência de um trabalho de marketing de relacionamento aliado à gestão dos clientes?  

Muitas empresas contam com profissionais experientes e capacitados, mas não fazem uma integração entre as equipes. Isso dificulta o compartilhamento de ideias e informações e, consequentemente, apresenta reflexos nos resultados. Quer entender melhor como o relacionamento com o consumidor é essencial para o seu negócio? Acompanhe!

O que é marketing de relacionamento?

É uma ferramenta utilizada para criar uma comunicação mais dinâmica entre a empresa e os clientes. O marketing de relacionamento visa conquistar a confiança do consumidor para que ele se sinta à vontade para comprar produtos ou serviços da organização.

As plataformas digitais tornam-se grande aliadas na hora de desenvolver estratégias de relacionamento ativo. Uma ferramenta de automação de e-mail marketing, por exemplo, permite que a equipe desenvolva um fluxo de mensagens e programe os envios para determinados dias e horários. Ela ainda capta informações que podem ser utilizadas para aperfeiçoar o trabalho, como taxa de abertura e de cliques nos e-mails.

As redes sociais também podem ser utilizadas para manter um relacionamento próximo ao consumidor. A companhia consegue publicar conteúdos diariamente e responder às dúvidas e comentários dos potenciais clientes. Dessa maneira, eles percebem que a organização não se preocupa apenas em vender, mas em prestar um atendimento de qualidade.

O que é CRM?

O significado em português é gestão de relacionamento com os clientes. Essa é uma técnica usada para fazer a administração dos dados dos consumidores que entraram em contato com a empresa em busca de informações sobre os conteúdos publicados, bem como dos produtos ou serviços oferecidos.

Esse gerenciamento dos clientes pode ser feito de maneira simples, com o uso de agendas ou planilhas de Excel. O intuito é inserir informações relevantes para o processo de conhecimento do perfil do consumidor e posterior negociação. Entre os dados que devem ser coletados e registrados estão:

  • motivo do contato;

  • nome, idade, telefone e e-mail;

  • reuniões agendadas e realizadas;

  • e-mails encaminhados e abertos;

  • estágio do funil de vendas.

Contudo, muitas companhias têm dificuldade de fazer o registro das informações de forma manual e acabam perdendo o controle sobre o processo de vendas. É aí que entra a utilização de sistemas que facilitam a gestão dos clientes.

Esse tipo de ferramenta faz uma sincronização das informações, armazenando os contatos realizados, os prospects, contratos fechados e reuniões agendadas. As informações podem ser facilmente compartilhadas com o gestor, que consegue monitorar de perto o trabalho da equipe.

Como unir essas estratégias?

A maneira mais fácil de integrar o marketing de relacionamento à gestão de clientes é com o uso de ferramentas digitais. Um sistema de gerenciamento e coleta os dados dos potenciais consumidores, por exemplo, facilita a criação de um atendimento mais personalizado pela equipe de vendas.

Essas informações também podem ser analisadas pelo time de marketing com o intuito de criar ações direcionadas ao perfil do cliente. Assim, as duas equipes são capazes de atuar em sincronia para atrair potenciais consumidores, manter um relacionamento com eles e ofertar produtos ou serviços que os interessem. Consequentemente, a empresa criará mais oportunidades de fidelização de clientes e aumento nas vendas.

Percebeu como o marketing de relacionamento está interligado ao trabalho da equipe de vendas? Então, aproveite para promover uma integração entre os profissionais e favoreça o compartilhamento de informações. Isso vai ajudá-lo a ampliar as oportunidades de negociações e o aumento de resultados.

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