Notícia, Qualidade de Atendimento

Postado Qui, 01 de Março de 2018, 08:26:00

Qualidade de Atendimento

O cliente é a peça fundamental de qualquer negócio, é ele quem torna possível a continuidade de uma empresa. Assim, é essencial que os colaboradores estejam preparados para oferecer atendimento de qualidade a qualquer momento, principalmente na hora de solucionar problemas e ouvir reclamações.

Portanto, é preciso saber como instruir os colaboradores sobre como deve ser o atendimento prestado na empresa. Aqui vão algumas dicas do que deve ser implementado no atendimento ao cliente:

1. Vá além do técnico

Colaboradores são contratados por suas habilidades técnicas e profissionais, mas muitas vezes são questões comportamentais que atrapalham seu desempenho. É preciso treinar e desenvolver suas habilidades interpessoais e de negociação, preparando, assim, funcionários completos, que sabem lidar com pessoas.

2. Dê o suporte necessário

Um profissional precisa de ferramentas para poder trabalhar de forma adequada (computadores, smartphones, programas). Garanta que os colaboradores terão toda a infraestrutura que precisam para atender o cliente da melhor forma possível.

3. Preparo e conhecimento são importantes

O colaborador precisa ser capaz de responder perguntas e solucionar problemas, então invista em preparo. Cursos podem auxiliar bastante, assim como a criação de uma base com dados de problemas que ocorreram anteriormente e como devem ser solucionados. Cada funcionário deve conhecer profundamente os produtos/serviços oferecidos pela empresa.

4. Esclareça as expectativas da empresa

Não é justo nem sábio presumir que todos os funcionários sabem o que a empresa deseja como padrão de atendimento. Fale de forma clara, direta e específica a respeito das estratégias e expectativas da empresa, sempre em tom cordial. Treinamentos podem ajudar na tarefa.

5. Dê flexibilidade, mas estabeleça limites

A equipe de atendimento precisa saber quais são os limites das medidas e práticas adotadas para atender o consumidor. É preciso muita clareza quanto aos limites. Porém, pense que quanto mais flexibilidade puder ser oferecida, mais a equipe será capaz de solucionar rapidamente problemas e não ter que recorrer ao gerente.

6. Mantenha a equipe motivada

Lidar com pessoas pode ser difícil e desgastante, por isso os colaboradores devem estar motivados. Um bom ambiente de trabalho, reconhecimento e suporte são importantes nessa missão, assim como cultivar a consciência de que eles são responsáveis por oferecer soluções e auxiliar os clientes.   

7. Simule casos reais

Uma boa forma de preparar a equipe para atender bem é colocá-la em situações complicadas que já aconteceram e podem acontecer a qualquer momento. Simular os casos ajuda no preparo psicológico e técnico, garantindo mais confiança e empatia por parte do colaborador.

8. Dê o exemplo

Uma equipe reflete as competências e comportamento do seu líder. Se você despreza o cliente ou trata mal os colaboradores, perderá o respeito da equipe. Já um líder que dá o exemplo conduz sua equipe a um atendimento de qualidade.

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