Notícia, Saiba como prospectar clientes para o seu negócio

Postado Qui, 07 de Novembro de 2019, 11:53:00

Saiba como prospectar clientes para o seu negócio

Metodologia para prospectar clientes ideais para o negócio
Há diferentes maneiras de deixar o prospect mais preparado para a etapa final do funil de vendas. Uma estratégia muito utilizada pelas empresas é o marketing digital, com produção de conteúdos e divulgação nas redes sociais.
Independentemente se você deseja utilizar essa ferramenta ou investir em uma abordagem mais presencial, é necessário seguir uma lógica no processo para prospectar clientes mais adequados para o produto ou serviço que sua empresa vende. Veja:

Conhecimento sobre o produto ou serviço
O bom vendedor precisa saber todas as qualidades e deficiências do produto ou serviço que vende. Como assim? É necessário compreender quais são os benefícios obtidos pelo cliente para mostrar isso durante as etapas do funil de vendas e no momento de negociação.
Todavia, também é essencial identificar quais são os aspectos negativos que podem gerar dúvidas no consumidor. Muitos deles estão relacionados ao preço, qualidade, atendimento no pós-venda, entre outros. Procure analisar a situação da sua empresa e esteja preparado para dialogar sobre esses pontos com o seu prospect.

Identificação do cliente ideal
Depois de compreender todos os aspectos positivos e negativos do seu produto ou serviço, é hora de identificar o perfil do seu cliente ideal. Por quê? Hoje já não funciona muito bem a ideia de “pegar o telefone e sair ligando”. As pessoas pesquisam antes de comprar e têm inúmeras opções disponíveis.
Ao traçar o perfil do seu cliente, você consegue direcionar a abordagem no momento da conversa para convencê-lo de que o seu produto é o melhor para ele. Sendo assim, analise aspectos como:

  • Qual é o principal problema que faz o cliente buscar pelo meu produto ou serviço?
  • Quanto ele está disposto a pagar por isso?
  • Como é esse cliente, o que ele gosta de fazer?
  • Quem são as pessoas que influenciam na sua decisão (gerente, companheiro, filhos)?
  • Qual é a melhor forma de mostrar para ele que o meu produto vai ajudá-lo?

Faça a segmentação
Você identificou o perfil do seu cliente e percebeu que consegue atender diferentes segmentos de mercado? Então, é recomendável separá-los em diferentes áreas e tamanhos de negócios.
Por exemplo: quem trabalha com o mercado B2B pode atender pequenas, médias e grandes empresas. Sendo assim, uma boa estratégia é separá-las em categorias de acordo com suas características como:

  • tamanho;
  • faturamento;
  • infraestrutura;
  • público;
  • ou área de atuação.

Isso vai ajudá-lo a diferenciar a abordagem na hora de prospectar clientes. Uma organização pequena e muito preocupada com custos pode ser atraída por benefícios como “economia e ganho de produtividade”. Já uma companhia maior, muitas vezes, é atraída por vantagens adicionais como a integração entre os departamentos, melhoria da comunicação, agilidade de processos, entre outros.

Prepare a abordagem para prospectar clientes
Avalie a lista de leads que o setor de marketing já atraiu para o negócio e identifique quais estão no estágio final do funil de vendas. Organize-os por categorias e elabore o seu roteiro de vendas(aqui poderia linkar com o texto sobre script de vendas) para acertar na abordagem com cada prospect.
Depois, é só entrar em contato para iniciar uma conversa com o potencial cliente, mostrar o valor do seu produto ou serviço e chamar a atenção para o seu negócio. Aproveite essa oportunidade para estabelecer um relacionamento e fechar uma venda. E claro, se a estratégia ainda não funcionou, faça uma análise do que pode melhorar e adapte o seu discurso.
E aí, pronto para aplicar essas dicas e prospectar clientes para o seu negócio? Já que está em nosso blog, o que acha de aprender um pouco mais? Temos um conteúdo sobre gestão de contratos, aquela ajudinha extra para você ter certeza de que houve um entendimento entre as partes envolvidas. 

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